domingo, 3 de julho de 2011

Tecnologias de Informação e Comunicação e Crianças com Necessidades Educativas


Tecnologias de Informação e Comunicação e Crianças com Necessidades Educativas
Especiais - Perturbações do Espectro do Autismo

Maria do Carmo Guedes Martins Quinteira
Filomena Alice de Jesus Morais Ribeiro


Face à emergência do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (T.I.C.) no processo educativo de crianças com e sem Necessidades Educativas Especiais (N.E.E.) debruçamo-nos sobre "Tecnologias de Informação e Comunicação e Crianças com Necessidades Educativas Especiais - Perturbações do Espectro do Autismo", no sentido de partilhar com outros profissionais, hardware e software que se pode utilizar na prática educativa.

As T.I.C. têm um papel facilitador no ensino aprendizagem. É preocupação de todos os profissionais de educação que todas as crianças possam "viver uma escola inclusiva". A escola inclusiva só é para todos se a todos der resposta e as T.I.C. são a grande alternativa à aquisição de competências por parte das crianças com N.E.E..

O presente estudo tem como base as Perturbações do Espectro do Autismo e o uso das T.I.C.. As crianças portadoras desta perturbação embora apresentem dificuldades de se relacionarem e se comunicarem demonstram ter uma boa memória e capacidade de compreender procedimentos lógicos simples. Assim as T.I.C são um excelente recurso para desenvolver a capacidade de expressão, de criação e de aprendizagem de crianças autistas.

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