quinta-feira, 7 de julho de 2011

Cnotinfor e UNESCO de mãos dadas pelo futuro das crianças


Sexta-feira, 18 de março de 2011 por Cnotinfor

A Cnotinfor colaborou, recentemente, num estudo coordenado por Ivan Kalas, professor na Comenius University, Bratislava, Eslováquia, sobre o tema “Reconhecendo o potencial das TIC na educação de infância“.
Este estudo contou com a participação de diversos países, nomeadamente Brasil, Chile, Eslováquia, República Checa, Rússia, Portugal, entre outros. Por intermédio da Cnotinfor, participaram duas escolas portuguesas – Centro Educativo Alice Nabeiro (Campo Maior) e Externato “As Descobertas” (Lisboa).
A análise feita aos diferentes aspectos da utilização das TIC nos jardins-de-infância, permitiu revelar as oportunidades que a integração criativa das TIC abre para um desenvolvimento equilibrado das crianças. O estudo vem sugerir estratégias de intervenção na utilização das TIC nas escolas e jardins de infância, interessando a educadores, pais e responsáveis das mesmas.
O estudo utilizou três fontes da informação: (a) uma amostra de 17 centros de educação de infância, de nove países, de várias partes do mundo; (b) revisão da literatura, que explora como é que as TIC podem enriquecer o ambiente de aprendizagem na educação de infância e como podem ser integradas nas práticas diárias; e (c) a experiência do autor, adquirida ao longo de vários anos de trabalho em projetos profissionais de desenvolvimento e de pesquisa na utilização das TIC em contextos de educação de infância.
O autor está ciente da dimensão da tarefa e sobretudo, da existência da chamada fractura digital: de facto, o acesso às TIC não é equitativo para todas as crianças e a situação varia muito de continente para continente, quer nos centros educativos, quer nas famílias. Não obstante, o autor acredita e passamos a citar “que é nossa obrigação estudar o fenómeno para compreender melhor como projetar, hoje, e aproveitar, amanhã, o seu enorme potencial. A nossa opinião é corroborada por um dos centros de educação infantil de uma das regiões mais pobres do Chile do sul, em que todas as crianças pertencem à comunidade Índia de Mapuche; os seus pais são na maioria analfabetos e não têm qualquer acesso às TIC – contudo apreciam o que as suas crianças fazem no centro e confiam no professor quando este diz:
Nós acreditamos no poder das TIC para motivar e desafiar as crianças, expandir a sua percepção do mundo, a sua linguagem e o seu pensar, e desenvolver os seus valores enquanto seres indígenas. Vemos as TIC como uma componente importante do processo de aprendizagem de hoje, particularmente em zonas tão carenciadas.
Pode consultar a versão completa em PDF. http://iite.unesco.org/pics/publications/en/files/3214673.pdf

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