Jorge Lavouras dos Santos - Universidade do Minho
A Escrita e as TIC em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem: Um ponto de encontro
O objectivo basilar desta investigação é o estudo dos factores intervenientes no processo de utilização das TIC em actividades de aprendizagem de alunos com Dificuldades de Aprendizagem, principalmente em Língua Portuguesa, de modo a verificar até que ponto o computador e o processador de texto podem contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da expressão escrita e de outras competências cognitivas e sócio-afectivas em crianças com Dificuldades de Aprendizagem.
É um dado adquirido que as novas tecnologias têm o poder de transformar a realidade educativa não podendo, contudo, ser encaradas como o único agente de transformação, pois esta seria uma perspectiva francamente redutora e simplista, em nada correspondente à realidade.
O trabalho de campo decorreu durante um ano lectivo em duas escolas do 1º Ciclo. Compreendeu essencialmente actividades de escrita, sobretudo em processador de texto, mas também com meios convencionais e outros softwares como o PowerPoint. Os alunos desenvolveram também algumas actividades de pesquisa de informação na Internet e de comunicação através do e-mail e doe-mail e do Messenger.
A recolha de dados fez-se a partir de três fontes – a observação, as entrevistas aos alunos, encarregados de educação e os comentários dos professores envolvidos. Para o tratamento e análise dos dados, nomeadamente os relacionados com a caracterização dos elementos da amostra, foi utilizado um programa informático, o SPSS.
Os resultados mostram com clareza que os alunos com dificuldades de aprendizagem beneficiam da utilização das TIC e, simultaneamente, aumentam a sua motivação para o estudo. Assim, pode concluir-se que a interacção dos alunos com os seus pares, com os professores e com as TIC contribui para o desenvolvimento da sua competência comunicativa e para o aperfeiçoamento da sua dimensão humana.
A recolha de dados fez-se a partir de três fontes – a observação, as entrevistas aos alunos, encarregados de educação e os comentários dos professores envolvidos. Para o tratamento e análise dos dados, nomeadamente os relacionados com a caracterização dos elementos da amostra, foi utilizado um programa informático, o SPSS.
Os resultados mostram com clareza que os alunos com dificuldades de aprendizagem beneficiam da utilização das TIC e, simultaneamente, aumentam a sua motivação para o estudo. Assim, pode concluir-se que a interacção dos alunos com os seus pares, com os professores e com as TIC contribui para o desenvolvimento da sua competência comunicativa e para o aperfeiçoamento da sua dimensão humana.
É um dado adquirido que as novas tecnologias têm o poder de transformar a realidade educativa não podendo, contudo, ser encaradas como o único agente de transformação, pois esta seria uma perspectiva francamente redutora e simplista, em nada correspondente à realidade.
O trabalho de campo decorreu durante um ano lectivo em duas escolas do 1º Ciclo. Compreendeu essencialmente actividades de escrita, sobretudo em processador de texto, mas também com meios convencionais e outros softwares como o PowerPoint. Os alunos desenvolveram também algumas actividades de pesquisa de informação na Internet e de comunicação através do e-mail e doe-mail e do Messenger.
A recolha de dados fez-se a partir de três fontes – a observação, as entrevistas aos alunos, encarregados de educação e os comentários dos professores envolvidos. Para o tratamento e análise dos dados, nomeadamente os relacionados com a caracterização dos elementos da amostra, foi utilizado um programa informático, o SPSS.
Os resultados mostram com clareza que os alunos com dificuldades de aprendizagem beneficiam da utilização das TIC e, simultaneamente, aumentam a sua motivação para o estudo. Assim, pode concluir-se que a interacção dos alunos com os seus pares, com os professores e com as TIC contribui para o desenvolvimento da sua competência comunicativa e para o aperfeiçoamento da sua dimensão humana.
A recolha de dados fez-se a partir de três fontes – a observação, as entrevistas aos alunos, encarregados de educação e os comentários dos professores envolvidos. Para o tratamento e análise dos dados, nomeadamente os relacionados com a caracterização dos elementos da amostra, foi utilizado um programa informático, o SPSS.
Os resultados mostram com clareza que os alunos com dificuldades de aprendizagem beneficiam da utilização das TIC e, simultaneamente, aumentam a sua motivação para o estudo. Assim, pode concluir-se que a interacção dos alunos com os seus pares, com os professores e com as TIC contribui para o desenvolvimento da sua competência comunicativa e para o aperfeiçoamento da sua dimensão humana.
- Para ler o artigo completo clique na hiperligação correspondente. https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6325/2/A%20Escrita%20e%20as%20TIC%20em%20Crian%C3%A7as%20com%20Dificuldades%20de%20Aprendiza.pdf
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