quinta-feira, 30 de junho de 2011

CRTIC - Centro de Recursos TIC para a Educação Especial


Serviço de avaliação de alunos com NEE para efeitos de utilização de tecnologias de apoio

O que são os CRTIC?  
Os CRTIC são Centros de Recursos em Tecnologias de Apoio à Educação Especial .
A criação de uma rede nacional CRTIC decorre de uma política de inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, de carácter prolongado, no ensino regular e da medida inserida no Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiência ou Incapacidade, da criação de  Centros de Recursos em Agrupamentos de escolas.
A finalidade dos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial consiste na avaliação dos alunos com NEE, de carácter permanente, para fins de adequação das tecnologias de apoio às suas necessidades específicas, na informação/formação dos docentes, profissionais, auxiliares de educação e famílias sobre as problemáticas associadas aos diferentes domínios de deficiência ou incapacidade.

Ajudas para a informação e comunicação
Quais são as atribuições dos CRTIC?
São atribuições dos Centros de Recursos, para além de outras:
a)  Avaliação dos alunos com necessidades educativas especiais de carácter prolongado, para efeitos de utilização de tecnologias de apoio e adequação do equipamento/ajuda técnica, com vista a garantir a inclusão;
b)  Prestação de serviços de informação, formação, aconselhamento e documentação aos professores, outros técnicos e famílias no que respeita a utilização das tecnologias de apoio;
c)  Promoção de encontros, seminários, workshops no âmbito da Educação Especial tendo como destinatários docentes, técnicos e encarregados de educação;
d)  Acompanhamento dos alunos que se encontram hospitalizados ou domiciliados por razões de doença grave ou incapacidade e que utilizam sistema de videoconferência ligado à escola (teleaula);
e)  Gestão e manutenção das tecnologias de apoio, em colaboração com as direcções dos agrupamentos de Escolas;
f)  Acompanhamento dos alunos através da monitorização da intervenção e de reuniões de avaliação.

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